A mudança da atuação do professor dentro de sala de aula pode fazer a diferença em 2018?

Tanto tem-se falado que a formação dos professores deve ir além dos conteúdos básicos como português, matemática, geografia, história… que ela deve contemplar o pensamento crítico, a diversidade, o relacionamento com o outro e até mesmo a resolução de conflitos… Os profissionais da área de Psicologia já apontam há algum tempo sobre a necessidade dessa mudança na atuação do professor, entretanto, o que vejo é que o corpo docente ainda não encontra essa capacitação nem nos cursos de licenciatura, nem em formação continuada.

Como você tem olhado para tudo isso em meio às suas aulas, diariamente? Tem se preparado ou apenas acompanhado as notícias e as pesquisas, sem de fato se capacitar para o novo contexto que já estamos imersos?

Pensando nisso, a Menthor desenvolveu o curso Ponte Para Paz, uma abordagem completa com o foco no desenvolvimento do professor para que ele seja capaz de aprimorar sua relação não só com seus alunos, mas com seus colegas de trabalho e corpo diretivo, com aprendizado de técnicas criativas de resolução de conflitos e indisciplinas escolares.

A ideia é facilitar a relação entre o corpo docente e os alunos, fazê-los identificar as diferenças e particularidades de cada um dos tipos de indisciplinas escolares, como lidar com os conflitos que surgem sem que eles levem as questões para o lado pessoal, e como usar a criatividade para reenquadrar as situações e encontrar soluções.

Sua abordagem é complementar às técnicas de mediação por atuar diretamente na raiz dos problemas. O Ponte Para Paz desperta nos profissionais a consciência de que a compreensão de alguns padrões mentais e alguns ajustes comportamentais podem trazer grande diferença, tanto evitando a instalação de conflitos quanto facilitando a sua resolução de forma mais positiva.

As inscrições para o curso estão abertas e as vagas são limitadas. Em 2018 penso em fazer diferente e mudar minha história com meus alunos. E você?

Saiba mais sobre o curso aqui!

 

Foto: Freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *